Já ouvi um monte de besteira sobre beber e dirigir no JAPÃO.
Primeiro, disseram que aqui tem um dos melhores transportes coletivos do mundo. Isso só se for nos grandes centros urbanos, como Tokyo, Osaka, Nagoya,.... e mais algumas cidades que são servidas por metrô.
Os ônibus que circulam pela cidade, só rodam pelas vias principais das cidades. Conforme a localidade que o sujeito mora, tem que andar alguns kilômetros para chegar ao ponto de ônibus.
Nas grandes metrópoles, os ônibus circulam até as 23 horas. Nas outras cidades, a maioria, os ônibus encerram o expediente às 21 horas.
Isso sem falar que aqui tem o Km rodado mais caro do mundo. Aqui vc não paga um bilhete único, uma passagem com preço único para todo o trajeto. Aqui, a cada dois ou três "pontos" de ônibus, o preço aumenta. Sem falar que as linhas são do tipo: do centro ao ponto final, sem circulares interligando as linhas (tipo anel externo). Locomover de um ponto ao outro, tem que ir ao centro e pegar outro ônibus, duplicando ou quadruplicando o valor (se tivesse um circular que interligasse as linhas).
Quem bebe, então, só tem o táxi como condução de volta. Também, um dos mais caros do mundo.
Por isso que aqui a tradição é beber em CASA, depois que chegar do serviço. Essa de que japonês bebe em bar todas as noites é igual brasileiro ir a puteiro toda noite.
A maioria dos japoneses só vão ao bar no final de semana, quando precisar fazer "sala" a um cliente importante, para comemorar algo com o grupo de trabalho, ou quando tem dinheiro sobrando para gastar com os amigos. A maioria vão embora de taxi, ou amanhecem no recinto até a hora do primeiro coletivo.
Vou repetir de novo para os que dizem besteiras sobre o Japão:
A TRADIÇÃO NO JAPÃO É BEBER EM CASA, DEPOIS QUE CHEGAR DO SERVIÇO.
Eu não bebo e detesto quem vem conversar comigo cheirando álcool. Mando embora e peço para voltar numa quarta-feira de manhã.