Não sei não, mas estou achando que o atual movimento de esquerda, leia-se comunismo, está rumando para o mesmo saco das ditaduras militares.
Falam em re-estatização, moralismo (para o povo, não para quem tá no poder), jogam nos livros escolares as doutrinas do partido, censura na imprensa, manipulação de dados, manipulação da Constituição, etc.
O comunismo, depois da derrocada da União Soviética, deve ter perdido as estribeiras. Com a falta de um líder, cada um está buscando o seu póprio ditador de terno e gravata, ou só de camisa , calças e cuecas abarrotadas de dólares.
E, mais uma vez, a classe média toma na cabeça. Os pobres não tem o que perder, pois o que vier é lucro. Os ricos pagam subornos e tornam-se cada vez mais ricos.
E a classe média? Não pode pagar suborno, e o que tem para perder é algo que levou uma vida inteira de trabalho honesto para conseguir.
Com a ditadura militar você tem uma certeza: está numa ditadura.
Mas no esquerdismo barato da atualidade, você não tem certeza se está numa ditadura ou numa ditamole, tamanha é a máscara que encobre os defeitos e ambições dele.